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Minerais no organismo e suas funções !

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Minerais no organismo e suas funções !

17/10/2013

Atuam de várias formas no organismo dependendo de sua função principal.
Alguns participam de forma direta ou indireta na formação dos ossos e dentes, outros mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias do corpo, controlam os batimentos cardíacos e impulsos nervosos, alguns promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de auxiliarem as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos ( síntese – formação- de glicogênio a partir da glicose, das gorduras a partir dos ácidos graxos e do glicerol e das proteínas a partir dos aminoácidos).

Alguns minerais (sódio, cloreto, potássio, cálcio, fósforo e magnésio) são considerados macronutrientes porque o organismo necessita de quantidades relativamente grandes dos mesmos. Eles são denominados macrominerais.

Outros minerais são micronutrientes porque o organismo necessita de pequenas quantidades dos mesmos.
Eles são o ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto.

Cálcio
Fontes: Leite, laticínios, brócolis, ostras, tofu, feijão, nozes e amendoim.
Função: Ajudam em manter a forma e os ossos saudáveis.
Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares.
Excesso: Dores musculares, fraqueza, sede, desidratação, enjôo, cálculos renais.
Segundo estudos biomoleculares, pode causar o envelhecimento das células.
Benefícios: Forma e mantém os ossos saudáveis.
Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares.

Magnésio
Fontes: Amêndoas, nozes, frutas, leite, cereais em grãos e vegetais.
Função: Converte o açúcar em energia.
É necessário para um bom funcionamento dos nervos e músculos.
Benefícios: Antialérgico, antidepressivo.
Dificulta a deposição de placas de gordura nas artérias.
Também protege o organismo do excesso de cálcio, que causa a calcificação dos ossos.
De preferência, deve ser associada aos aminoácidos, que facilitam sua penetração nas células.

Ferro
Fontes: Fígado, gema de ovo, ostras, nozes, feijão, aveia, carne e aspargo.
Função: Atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos).
Excesso: Pode aumentar incidência de problemas cardíacos e diabetes.
Segundo estudos biomeleculares, o excesso de ferro gera o aumento de radicais livres, em especial o mais deletério (hidroxila).
Carência: É rara, pois está presente em abundância na alimentação.
Em casos extremos, pode causar anemia.
Benefícios: Atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos).

Cobre
Fontes: Frutos do mar, fígado, trigo integral, ervilha, ameixa, verduras frescas.
Função: Facilita a absorção de ferro.
Excesso: Retenção de líquido, distúrbios neurológicos.
Benefícios: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.

Manganês
Fontes: Nozes, verduras, cereais integrais, gema de ovo.
Função: Combate a fadiga, melhora a memória e os reflexos musculares.
Benefícios: Participa da formação da estrutura óssea e estimula a procura de uma enzima que ataca os radicais livres.

Zinco
Fontes: Frutos do mar, carnes magras, peixes, ovos, cereais, feijão, pão integral.
Função: Atua na síntese das proteínas.
Carência: Fadiga, manchas brancas nas unhas, e em casos graves, arteriosclerose.
Benefícios: Melhora a imunidade, ajuda na vitalidade da pele e na cicatrização.
Aguça o olfato e o paladar.

Fósforo
Fontes: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, queijo, leguminosas, cereais integrais, batata, cenoura, ervilha, espinafre.
Função: Atua na formação de ossos e dentes, indispensável para o sistema nervoso e muscular.
Carência: Maior probabilidade de ocorrência de fraturas, músculos atrofiados e alterações nervosas.
Benefícios: Junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo.

Iodo
Fontes: Peixes e frutos do mar, agrião, alface, alcachofra, alho, cebola, cenoura, ervilha, espinafre.
Função: Regula o funcionamento da glândula tireóide, ativa o funcionamento cerebral.
Carência: Bócio, cansaço, aumento de peso, perturbação no desenvolvimento mental e sexual.

Cloro e Sódio
Fontes: Sal e vegetais.
Função: Mantém a pressão arterial.
O excesso de cloro destrói a vitamina E , e reduz a produção de iodo.
Carência: Câimbras, retardamento na cicatrização de feridas, pressão baixa.

Potássio
Fontes: Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, fígado, lentilha, banana, laranja, tomate, arroz integral.
Função: Atua associado ao sódio regularizando as batidas do coração e o sistema muscular.
Carência: Diminuição da atividade muscular, cãibras.

Selênio
Fontes: Gérmen de trigo, atum, cebola, tomate, brócolis.
Função: Facilita a absorção da vitamina E.
Ajuda a manter a elasticidade dos tecidos.
Carência: Fadiga e, segundo a medicina biomolecular pode ocorrer aumento de tumores e doenças cardíacas.
Benefícios: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.





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